História da Pizza
A história da pizza tem sido, e é controversa, pois nunca podemos saber qual foi o país que inventou a pizza, porém a história da pizza não é menos colorida para esse fato. Como não existe forma de saber a data em que a primeira pizza foi inventada, só podemos especular quem inventou a pizza.
A Pizza, tal como a conhecemos hoje, é uma crosta de pão cobertas com uma base de tomate e depois aromatizado com outros recheios. Todavia, os tomates não aparecem nos menus europeus até o século XVI, quando foram trazidos do Novo Mundo pelos conquistadores espanhóis. A Pizza contemporânea, com uma crosta de tomate e outras coberturas, só apareceu mais tarde na história, surgindo no século XVIII, nomeadamente em Nápoles.
Segundo o folclore italiano, a primeira pizza era italiana, e é seguro que, nos tempos antigos os gregos e romanos tinham um determinado tipo de pão, o qual era coberto com um sabor antes de ser cozido. Através dos escritos históricos, sabemos que a pizza grega era apenas vegetais, mas a génese da pizza na Itália foi mais sofisticada, sendo coberta com pedaços de porco, azeitonas e mesmo com certos ingredientes doces, como o mel e as passas. Algumas dessas receitas de pizza doce foram consagradas na história da pizza e ainda são usadas em Itália.
História da pizza italiana
A história precisa da pizza e a sua origem nunca será conhecida, todavia aqui está o que sabemos sobre a história da pizza italiana:
* A história da pizza remonta ao tempo de Virgílio, que morreu no primeiro século AC, mas não sem antes escrever uma receita de pizza para a posteridade.
* Cerca de 1000 AD a palavra "picea" começou a aparecer em registos históricos, na Itália. Era um círculo de massa e coberta com uma variedade de recheios depois cozido. A palavra pizza começou a ser usada na mesma época.
* Algum tempo depois, a pizza começou a ser feita a partir de massa levedada, tal como a conhecemos hoje.
* As pizzas como a conhecemos nos dias de hoje, tiveram a sua génese em Nápoles, sendo aromatizadas com azeite e alho, cinciielli (um peixe pequeno), ou anchovas e queijo mozzarella.
* Até 1830, as pizzas eram vendidas em barracas de mercado napolitanas. O restaurante da primeira pizza foi chamado Alba Porto.
* No século XIX, as pizzas em Nápoles estavam adornadas com gordura de porco, queijo, óleos e banha, tomates e peixes minúsculos, o que claramente não era uma grande receita para uma pizza saborosa.
* A história da pizza seria incompleta sem a clássica história da pizza Margherita. A história da pizza moderna é complementada em 1889, quando a rainha Margherita Teresa Giovanni, visitou Nápoles com o seu rei. Don Raffaele Esposito foi convidado a preparar um prato especial em homenagem à visita da rainha. Esposito consultou a sua esposa, a qual era uma especialista em pizza real e juntos desenvolveram uma pizza com o tomate, queijo mozzarella e manjericão. Ele chamou-a de Pizza Margherita.